segunda-feira, 26 de maio de 2008

Nota Introdutória

“Quando uma pessoa me procura, perturbada pela sua combinação única de dificuldades, constatei ser muito válido, apenas por criar uma relação com ela na qual esteja segura e livre.”
(Carl Rogers)[1]®


O importante da vida é realmente compreendermo-nos, e deste modo, podermos compreender os outros, pois sem tal capacidade fundamental, destruímos o nosso processo de socialização e mais do que isso, a nossa própria introspecção. Dada a impossibilidade de desenvolvermos um relacionamento saudável a respeito da nossa auto-analise bem como, consequentemente, a respeito da nossa relação com tudo o que nos rodeia.
Constatamos desta forma que por um lado, o questionamento das nossas atitudes, consiste num processo normal e essencial do ser humano, uma vez que este beneficia da capacidade racional e, por outro, nos momentos em que ele se sente perturbado pelos obstáculos com que se vai deparando ao longo do seu processo evolutivo, característicos da sua vida, o homem deve primordialmente auto-reflectir, da forma mais real e justa possível, sobre todos os elementos que se intercepcionam no seu caminho, para deste modo, avançar no seu percurso de vida, aceitando saudavelmente todos os aspectos negativos e positivos que naturalmente a constituem.
Assim, verificamos, que psicologia, é uma ciência que, estudada ou não pelo ser humano, é parte constituinte e indispensável na sua vida!





____________________________
[1] Carl Ransom Rogers (8 de janeiro de 1902, Oak Park, Illinois, EUA - 4 de fevereiro de 1987, La Jolla, Califórnia, EUA), psicopedagogo estadunidense. Importante pensador americano, foi um precursor da psicologia humanista e criador da linha teórica conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

® Site: http://pt.wikiquote.org/wiki/Carl_Rogers