sexta-feira, 23 de maio de 2008

Psicologia do Desporto

A Psicologia do Desporto surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX. Inicialmente, esta psicologia centrava o seu estudo na observação, descrição e explicação dos factores psicológicos que influenciavam a actividade física e desportiva. Posteriormente, os psicólogos dedicavam-se à predição e ao controlo do rendimento desportivo. Por fim, e é esta a perspectiva e preocupação actual, centra-se na optimização do rendimento desportivo.

A Federação Europeia de Psicologia do Desporto apresenta a psicologia do desporto como a área de intervenção psicológica que se “preocupa com os fundamentos, processos e consequências psicológicas da regulação psicológica de actividades relacionadas com o desporto, por parte de uma ou mais pessoas, agindo como sujeito(s) de tal actividade” (1)

Quando dois atletas têm o mesmo valor físico, ou seja, resultados muito semelhantes ou iguais, são os factores psicológicos que podem decidir o resultado numa competição.
Deste modo, a psicologia do desporto, mais do que qualquer outra psicologia, direcciona-se para a prevenção e para a saúde e bem-estar psicológico do atleta.
As suas preocupações centram-se em questões como a motivação, as implicações psicológicas de lesões, a avaliação das capacidades, a adesão ao exercício, entre outras. (2)

O papel do psicólogo do desporto em contexto desportivo pode ser: na área da investigação, destinada a contribuir para o avanço e desenvolvimento da teoria e do conhecimento; na área da formação e ensino e o mais habitual, no apoio a desportistas, equipas, treinadores, árbitros e organizações desportivas tendo em vista o desenvolvimento de competências psicológicas para a optimização do treino e do rendimento desportivo. (3)
A psicologia do desporto actua em áreas como a motivação, o treino de controlo da respiração, a preparação psicológica para as competições, o relaxamento, entre outras.
____________________________________________________________________________________________________________________________
(1) Manual de Psicologia B 12.º Ano, 2ª Parte “A Procura da Mente”. Pires, Catarina; Azevedo, Lucinda; Brandão, Sara. Areal Editores 2006
(2) Manual de Psicologia B 12.º Ano, 2ª Parte “A Procura da Mente”. Pires, Catarina; Azevedo, Lucinda; Brandão, Sara. Areal Editores 2006
(3) Internet: http://aroeiraphysio.com.sapo.pt/psico_desp.htm