sexta-feira, 23 de maio de 2008

Psicopatologia

O termo Psicopatologia nasceu na Grécia, psykhé, e significa espírito e patologia. Esta psicologia dedica-se tanto ao estudo dos estados mentais patológicos, quanto à manifestação de comportamentos que podem indicar um estado mental anormal.
Foi com a descoberta da Psicanálise, com Freud, que a Psicopatologia foi introduzida na Psicologia.

Sob a denominação genérica de psicoses infantis classifica-se um grande número de doenças mentais graves que têm como característica principal a perda do contacto com a realidade, a alteração do campo da consciência e a regressão do comportamento a etapas anteriores, com perda das capacidades adquiridas: linguagem, motricidade, controlo de esfíncteres, interesse pelo ambiente, isto é, são numerosos quadros clínicos que correspondem, definitivamente, às formas mais clássicas de alienação ou loucura na infância. (1)

A psicopatologia visa a observação e sistematização de fenómenos do psiquismo humano e colabora com os profissionais que trabalham com saúde mental, em especial os psiquiatras, os psicólogos e os assistentes sociais.

Karl Jaspers foi o grande responsável por tornar a psicopatologia uma ciência autónoma e independente da psiquiatria, afirmava que o objectivo desta é “sentir, apreender e reflectir sobre o que realmente acontece na alma do Homem.” (2)

Jaspers editou uma obra “Allgemeine Psychopatologie” onde expôs os seus objectivos.

A psicopatologia distingue-se da psiquiatria, pois tem um âmbito mais restrito, com o fim de conhecer os fenómenos psíquicos patológicos.

A esquizofrenia, o transtorno bipolar, o transtorno obcessivo-compulsivo e as psicoses maníaco-depressivas, são algumas das muitas patologias mentais estudadas pela psicopatologia.
____________________________________________________________________________________________________________________________
(1) Enciclopédia da Psicologia Infantil e Juvenil – Perturbações do desenvolvimento. Editorial Oceano. Edição: Lusodidacta, Lda.
(2) Internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicopatologia