segunda-feira, 26 de maio de 2008

Psicologia Educacional


A Psicologia educacional envolve-se na área escolar, dedicando-se ao processo do ensino e aprendizagem do educando, educador, bem como aos métodos educativos dos mesmos. Noutras palavras, [1]“pretende estudar o processo de ensino e aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos; a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais, bem como o funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização”. Existem psicólogos que consideram Psicologia educacional sinónimo de Psicologia escolar.
Esta vertente da Psicologia tem como objectivo melhorar o processo de ensino/aprendizagem, tendo em conta as variáveis que têm influência neste mesmo processo. A Psicologia Educacional visa contribuir para a formação dos professores, e outros agentes educativos, no que se refere à promoção do desenvolvimento psicológico de adolescentes e jovens.
Este ramo da Psicologia tem uma vasta área de intervenção, pois actua em instituições como jardins-de-infância, escolas (incluindo todo o pessoal docente), famílias, externatos, escolas de ensino especial e consultórios de educação vocacional e profissional. Tem também uma larga intervenção no desenvolvimento do domínio cognitivo, nomeadamente na avaliação, psicopedagogia, métodos e hábitos de estudo, problemas de aprendizagem como a dislexia, atrasos no desenvolvimento e intervenção e estimulação precoce. O psicólogo educacional tem ainda outras competências, como a realização de projectos educativos, a ajuda aos professores e a elaboração de programas de prevenção de comportamentos de risco, nomeadamente em crianças.
-28- Os psicólogos educacionais pretendem tornar o método de aprendizagem mais efectivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem, como o caso de desordem por défice de atenção, problemas emocionais ou comportamentais. Para tal, realizam diagnósticos que identificam as dificuldades de aprendizagem. A intervenção dos psicólogos concentra-se não só nestas necessidades escolares das crianças mas também noutras áreas onde a educação tenha impacto. O psicólogo educacional tenta manter o contacto com os alunos, professores e encarregados de educação de modo a tentar descodificar, ajudar bem como evitar as dificuldades educacionais. Os psicólogos educacionais também desenvolvem e aplicam inúmeras teorias de ensino e aprendizagem com o objectivo de explicar como se processa a aprendizagem. Estas teorias baseiam-se em princípios científicos, éticos e filosóficos. Entre algumas delas encontram-se, por exemplo, o Cognitivismo e o Behaviorismo. Destaca-se também alguns teóricos como Jean Piaget, Vygotsky e Skinner. A motivação está estritamente relacionada com a Psicologia educacional na medida em que a mesma pretende descodificar quais os motivos que levam as pessoas a agir de determinada maneira. Assim, a motivação permite que se entenda quais as razões das dificuldades de aprendizagem, isto é, o que está na origem de diversos comportamentos que provocam essas mesmas dificuldades.